Estudos Hidrológicos e sua importância

Hidrologia é o estudo da água na Terra e tem como objetivo examinar as propriedades da água, as maneiras pelas quais ela é distribuída e os efeitos da água na superfície da Terra, a fim de entender os sistemas complexos e interconectados que ditam a vida na Terra. Os serviços de Estudos Hidrológicos buscam medir a área de contribuição de rio (área de escoamento) a partir de uma planta, tirar o fluxo de água em razão do tempo de recorrência, e projetar os próximos anos (geralmente 100 anos). São utilizados para suportar a construção, reformas ou ampliação de pontes, travessia de dutos, construção de barragens, transposição de rios, projetos de irrigação, análise de áreas de inundação para agricultura e pecuária, e ocupação planejada (loteamentos).

Este campo também é bastante antigo. Milhares de anos antes do nascimento de Cristo, os humanos já aproveitavam a água para irrigar as plantações e fornecer energia para as tarefas, como moer grãos. Um dos esquemas de hidrologia mais ambiciosos de todos os tempos, o Aqueduto Romano, foi construído por volta de 300 aC para abastecer a cidade de Roma com água corrente. O estudo da hidrologia, de uma forma ou de outra, também foi vital para as pessoas que vivem em áreas baixas e propensas a inundações, permitindo que tomem medidas para reduzir o risco de inundações e prever antecipadamente.

No Brasil todos os anos ocorrem desastres causados por enchentes, inundações, deslizamento de encostas causados, em sua maioria, por influência da água. Porém, cada vez mais, a devastação provocada por estes desastres naturais é de origem “desnatural”, devido a práticas ecologicamente destrutivas e a um número cada vez maior de pessoas residindo em áreas de risco.


Devido a ocorrências citadas acima que os estudos Hidrológicos são tão importantes, pois possibilitam um conhecimento e prevenção de situações de risco envolvendo solo e água. Permitindo a implementação de ações que venham a minimizar os desastres naturais, os engenheiros ambientais são os responsáveis pelo tratamento adequado da qualidade das águas, projeto e execução de obras hidráulicas, gestão dos recursos hídricos, entre outros.

Quer saber mais? Entre em contato conosco através do e-mail contato@ejmandala.eco.br ou pelas nossas redes sociais.