Nossa História

A Mandala Soluções em Engenharia Ambiental surgiu em 2015 a partir do anseio de vivenciar na prática as atribuições de um engenheiro ambiental, além do desejo constante de querer fazer a diferença no país. A partir disso, a cada ano buscamos nosso lugar de destaque, alcançando, em 2019, o cluster 4.

Quem Somos

    A Mandala é a Empresa Júnior do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com uma equipe multidisciplinar, atuamos no ramo da consultoria ambiental, realizando projetos de engenharia que visam propor alternativas sustentáveis para diferentes ramos, que contam com a supervisão de professores da UFRGS.

DSC_1399
DSC_1399

Grupo da Mandala ao ar livre segurando a bandeira da empresa ao centro.

EGEJ 2018
EGEJ 2018

Equipe da Mandala em frente ao logo do EGEJ (Encontro Gaúcho de Empresas Juniores).

ENEJ 2019
ENEJ 2019

Equipe da Mandala em frente ao logo do ENEJ (Encontro Nacional de Empresas Juniores) em Gramado - RS.

DSC_1399
DSC_1399

Grupo da Mandala ao ar livre segurando a bandeira da empresa ao centro.

1/4

O que é importante para nós

Missão

Visão

Valores

Movimento Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior tem como missão formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. 

logo-brasil-junior-branco.png

Confederação brasileira de empresas juniores do Brasil. Representa as federações e dá apoio a elas.

logo-fejers-branco.png

Federação gaúcha de empresas juniores. Representa e presta suporte às empresas juniores e núcleos do Rio Grande do Sul.

Logo-branco-nej-poa.png

Núcleo de Porto Alegre. Representa e potencializa as empresas juniores da região metropolitana.

Desenvolvimento pessoal e profissional dos(as) membros(as), por meio de projetos de Engenharia Ambiental e vivência empresarial, impactando positivamente a sociedade.

Ser referência enquanto Empresa Júnior como agente de transformação de estudantes da UFRGS, entregando soluções de qualidade em engenharia ambiental para nossos clientes.

Internos: Sentimento de pertencimento, desenvolvimento contínuo, vulnerabilidade, alinhamento, auto conhecimento.

Externos: Responsabilidade ambiental, personalização das soluções, comprometimento com os resultados, impacto social.

grafismo banner.png

Nosso compromisso

com a diversidade e a inclusão

    O ano de 2020 foi marcante para a Mandala. Nesse ano, buscamos agir com a consciência de que somos responsáveis pelas mudanças que desejamos ao mundo. Tendo conhecimento desse amplo ecossistema, percebemos a necessidade de agir ativamente pelas lutas sociais. Por isso, a diversidade e a inclusão se tornaram motores fundamentais de nossas estratégias e tomada de decisões.

    Dentre as ações tomadas, instauramos o time interno de diversidade e inclusão, fizemos adequações em nosso Processo Seletivo, passamos a usar linguagem neutra nas comunicações e binárias nos processos administrativos financeiros, adequamos nosso regimento interno com esse compromisso, passamos a criar conteúdos nas redes sociais com posicionamentos claros (alinhados às lutas sociais e temáticas socioambientais), incentivamos lideranças femininas, promovemos capacitações e sensibilizações internas sobre o tema, diminuímos a carga horária de quem trabalha em outra empresa e inserimos bolsa de permanência remunerada para quem necessita auxílio financeiro. Além dessas ações, diversas outras metas estão pautadas em uma busca crescente da empresa por ser um lugar cada vez melhor, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Assim, a Mandala assume esse compromisso abertamente: através de pequenos passos e em constante aprendizado, incentivar nossos(as) membros(as) e o Movimento Empresa Júnior a se tornarem agentes de transformação para um mundo mais justo, inclusivo e que respeite a diversidade e os direitos de todas as pessoas.

Nosso compromisso com o meio ambiente

IPH-AMOSTRA-5.jpg

    Segundo o World Wide Fund Nature (WWF), desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de sobrevivência das futuras. Como empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental, temos uma forte relação com o meio ambiente e reconhecemos a nossa responsabilidade em alinhar processos e serviços a um crescimento econômico voltado à proteção socioambiental.

    Cientes da importância em realizar uma gestão ecológica adequada e que preserve o meio ambiente, desenvolvemos uma cultura empresarial de sintonia e conscientização quanto ao meio ambiente. Acreditamos que o crescimento econômico é sustentado pelo respeito à sociedade e à natureza e, assim, realizamos ações que promovem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das comunidades em que atuamos e na educação ambiental de nossos clientes. 

    Nosso compromisso com o meio ambiente está enraizado em diversas frentes de ação na Mandala, desde projetos externos até iniciativas de inovação internas, e com isso investimos na promoção de práticas de cidadania e de preservação ambiental.

Nossas Premiações

Prêmio FEJERS 2017.JPG

2017: Prêmio FEJERS

    Em 2017, a Mandala foi reconhecida durante o Prêmio FEJERS, evento organizado pela Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Sul, como “EJ de Alto Crescimento”, ou seja, EJ que atingiu suas metas estabelecidas no início do ano. Além disso, a Mandala também foi reconhecida como “EJ Revelação”, premiação conferida à EJ federada há um ano e que apresentou o maior potencial de crescimento e desenvolvimento.

    Em 2018, a Mandala venceu o desafio "Todos Juntos pela Educação”, organizado pela Companhia de Talentos e a Brasil Júnior, no qual as diversas Empresas Juniores inscritas apresentaram propostas de projetos com potencial de impactar a educação da população brasileira. O prêmio era de R$ 25.000,00 destinado a colocar em prática o projeto e fazer nossa parte para construir um Brasil melhor.

Em 2019 o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) foi realizado em Gramado - RS e a Mandala participou ativamente do evento, no qual apresentou um case de sucesso no estande da Braskem. No final do ano, fomos reconhecidos pela FEJERS com o prêmio “Cuia na mão e resultado”, o qual é destinado à EJ que obteve o maior crescimento de 2018 para 2019 dentro do cluster 2. Também fomos reconhecidos, novamente, como Empresa Júnior de “Alto crescimento”; “Conectada” e, por fim, “Impacto”.

A experiência Mandala

A Mandala é uma EJ importante para os alunos, para os professores e para o MEJ. É dentro dela que tu consegue descobrir como tu trabalha e como tu pode melhorar além de fazer amizades e ver o mesmo acontecendo com os amigos. Os professores parceiros conseguem mostrar melhor como o conhecimento que eles passam em aula é importante para a nossa profissão e muitas vezes encontramos inspiração tanto neles quanto nos colegas. Por fim, mas não menos importante, a Mandala como EJ no MEJ sempre quer inovar, se tornando cada vez mais completa, justa e humana. Fazer parte dessa EJ só traz orgulho!

Nicole Dalle Molle, ex-diretora de comunicação e consultora