top of page
  • contato56015

Pratique o turismo sustentável!

Atualizado: 21 de fev. de 2021

O turismo é uma atividade que enche o ser humano com um sentimento de bem estar, sendo que os locais belos e cheios de belezas naturais são os mais buscados atualmente. Devido ao crescimento do turismo em massa, surge o conceito de turismo sustentável o qual busca promover o equilíbrio entre os anseios dos turistas e o meio ambiente.

A União das Nações unidas declarou o ano de 2017 como o Ano Internacional do Turismo com o intuito de reconhecer a importância que essa indústria está tendo no mundo todo. Em sua proclamação, a UNESCO buscou despertar conscientização nas pessoas quanto ao vasto patrimônio deixado por várias civilizações e a necessidade de se valorizar as diferentes culturas por meio do turismo sustentável.

Logo do ano de 2017

Sem dúvida o turismo representa uma força mundial e, sem o desenvolvimento e estruturação adequados, a geração de impactos negativos severos e até mesmo irreversíveis ao ambiente serão consequências evidentes. A prática do turismo sustentável não tem idade ou local, é apenas a busca por aproveitar o que a natureza tem a oferecer de forma que a presença do turista seja baseada em atitudes sustentáveis.

Marunda Beach na Indonésia está na lista das 12 praias mais sujas do mundo.

Alguns exemplos de turismo sustáveis são: hospedagens com reuso de água e/ou economia de energia, realização de trilhas com base na ideia de Leave No Trace, a qual leva em conta atitudes como descarte de resíduos de forma adequada, deixar no local apenas o que inicialmente estava lá, respeitar a vida selvagem, entre outras.

Os pilares básicos do turismo sustentável são três: desenvolvimento de estruturas compatíveis com a preservação ambiental, clareza aos clientes sobre como a atividade é realizada e não adoção de práticas turísticas em massa. Por meio do planejamento, é possível encontrar soluções que auxiliem a sustentabilidade, gerando ganhos não só para os turistas, mas também para toda a comunidade envolvida.

Huilo Huilo no Chile, ganhador do selo de melhor convervador de vida selvagem e habitat em 2012.

Essa prática apresenta enorme importância, pois visa a promoção da conservação em conjunto do desenvolvimento turístico através do contato do ser humano com a natureza, buscando sempre demonstrar o valor que o ambiente tem para nós mesmos.

Entre nessa onda você também e confira abaixo que atitudes simples você pode fazer para participar dessa prática:

Para mais informações sobre locais de turismo sustentável pelo mundo, acesse o site http://greendestinations.org/ e, caso esteja interessado em destinos no sul do país, acesse o site http://www.trilhasdosul.com.br/ .


bottom of page