top of page
  • Foto do escritorFernanda

Você sabe o que é Mapeamento de Geração de Resíduos e quais os benefícios para sua empresa?

Atualizado: 1 de jun. de 2022

Atualizado: setembro de 2021


Nesta página você irá descobrir por que é importante que a sua empresa adote o gerenciamento de resíduos, quais as suas vantagens e o que você está perdendo caso ainda não o tenha.


Para entender do começo, nada mais justo do que começar pelas diretrizes nacionais:


Desde 2010 o país possui a Lei Nº 12.305 do Ministério do Meio Ambiente, que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos – a PNRS. Essa política estabelece princípios que vão de encontro com o modo de produção da maioria das empresas. Dentre esses princípios destaca-se a prevenção e a redução da geração de resíduos. Para isso a PNRS exige que as empresas elaborem um plano de gerenciamento de resíduos.


Mas ei, isso não significa que serão apenas gastos e trabalho extra. Quando elaborado, implementado, executado e monitorado de maneira correta, o mapeamento se torna uma ferramenta de extrema importância na gestão, organização e redução de custos do processo produtivo. Através dele é possível avaliar quais as fontes que desperdiçam matéria prima, qual a melhor forma de dispor os resíduos gerados e quais as alternativas para a redução na geração dos mesmos.


Assim, gerenciar os resíduos significa realizar um conjunto de ações para a disposição final ambientalmente adequada. E, para que isso aconteça, é importante mapear a geração por fonte geradora.


No que se refere ao gerenciamento de efluentes líquidos, cujo alcance ainda é limitado frente a dos resíduos sólidos, deve-se atentar para a minimização da geração na fonte, prática que exige comprometimento e reconhecimento da responsabilidade perante os resíduos (MARINHO et al., 2011).


Mapear a geração de resíduos por fonte geradora traz às empresas diversas vantagens. Abaixo listamos as principais:


Redução de Custos:

A elaboração, implantação, execução e monitoramento do mapeamento da geração de resíduos contribui de três maneiras para a redução de custos em uma empresa:

  • Redução de custos com a destinação de resíduos:

O mapeamento da geração de resíduos tem como um dos principais objetivos diagnosticar em quais pontos há geração excessiva de resíduos. Através do mapeamento, a empresa pode implantar medidas de redução e orientar os funcionários sobre a correta segregação dos resíduos, evitando, assim, que sejam destinados de forma errada. A destinação incorreta acarreta prejuízo às empresas, aumentando o custo deste processo.

  • Redução de custos evitando desperdício de matéria prima:

Outro objetivo do mapeamento da geração de resíduos por fonte geradora é verificar em quais etapas do processo produtivo há desperdício de matéria prima. O mapeamento contribui na identificação de possíveis falhas no processo produtivo da empresa.

  • Redução dos custos com equipamentos e pessoal:

No mapeamento são determinados a quantidade, o tamanho, o tipo e a localização das lixeiras, containers de armazenamento temporário, e, principalmente, a quantidade de profissionais necessários à realização da gestão dos resíduos.


Determinação do espaço para armazenamento ambientalmente correto:

Em uma empresa, durante as etapas de fabricação, gera-se certo volume e tipo de resíduo. Para cada tipo de resíduo existe o método de destinação final adequado, que pode ser em aterro sanitário, tratamento, co-processamento, aterro industrial, reciclagem, entre outros. Porém, alguns resíduos podem ficar por algum período de tempo armazenados nas dependências da empresa até serem destinados.



O mapeamento proporciona outra vantagem à empresa no gerenciamento de resíduos, como a determinação da melhor localização para o armazenamento destes resíduos, e também, a periodicidade ideal para a coleta, contribuindo com a liberação de espaço e organização.


Redução dos Riscos de Acidente:

Outra vantagem ao mapear a geração de resíduos por fonte geradora é a redução dos riscos de acidente do trabalho, uma vez que, para cada tipo de resíduo, são determinados métodos de manuseio, EPI’s (equipamentos de proteção individual) a serem utilizados, rotas de transporte interno e externo, locais de armazenamento e horários para coleta e destinação.


Redução e Controle dos Impactos Ambientais:

Quando a empresa mapeia suas fontes geradoras de resíduos, ela identifica em quais locais é possível reduzir a geração de resíduos sólidos, e qual a maneira correta de segregação e destinação final. Isso contribui diretamente no controle e redução dos impactos ambientais.


Alguns dos impactos associados à destinação incorreta dos resíduos sólidos são: proliferação de vetores, contaminação das águas superficiais e subterrâneas. Este último principalmente pelo chorume, poluição atmosférica, contaminação do solo, entre outros.


Melhoria da Visibilidade da Empresa:

Implantar a gestão de resíduos aumenta a credibilidade da empresa perante seus fornecedores e clientes, assim como também para o órgão fiscalizador.

O mapeamento da geração de resíduos contribui para a agilidade dos processos de renovação da licença ambiental de operação e, feito de forma correta, reduz o risco de multas, haja vista que a empresa terá conhecimento total de quais resíduos foram gerados e quais métodos apropriados para sua destinação.


A importância do mapeamento da geração de resíduos na gestão ambiental e econômica

Na maioria das vezes, a geração de resíduos no processo produtivo indica uso ineficiente de materiais e recursos. Economicamente, os resíduos de produção acarretam um custo para empresa, tanto no que se refere às matérias-primas , quanto ao tratamento e disposição dos resíduos gerados. Ambientalmente, há uma extração demasiada e desnecessária de recursos naturais.

Empresas que desejam se certificar na ISO 14001 e implantar um Sistema de Gestão Ambiental devem buscar na gestão adequada de resíduos esses dois fatores: economia e gestão ambiental.


E então, agora que você já sabe o que é o mapeamento de geração de resíduos e quais as suas vantagens, que tal conferir os nossos cases de sucesso? Se tiver qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco!




bottom of page